Sem categoria

Conscientização de crianças para uso correto do Elevador

Faça a Coisa Certa: 20 de outubro é dia de sensibilizar e conscientizar crianças sobre o uso correto de escadas rolantes e elevadores

• Ação está em sua 11ª edição e este ano ocorre em 29 shoppings do país

A criança é criativa por natureza, adora inventar brincadeiras alternativas e consegue transformar quase tudo em brinquedo. Mesmo em locais onde a diversão é garantida, como nos shopping centers, é muito comum ver a criançada fazendo estripulias nos corredores e, principalmente, utilizando as escadas rolantes e os elevadores como se fossem brinquedos.

Quem já não presenciou uma criança querendo andar no sentido contrário da escada rolante ou subir e descer várias vezes no elevador panorâmico só para ter a sensação que está viajando numa espaçonave? Às vezes apertam vários botões do elevador de uma só vez, fazendo-o parar em todos os andares e acham que o corrimão da escada rolante é um escorregador. Mas aí é que está o perigo, pois usar esses equipamentos da maneira errada coloca em risco a segurança da garotada.

Para orientar as crianças de 6 a 12 anos e conscientizar os pais e responsáveis sobre como usar de forma correta e segura os elevadores, as escadas e as esteiras rolantes, 29 shopping centers, em 11 estados, e 23 cidades do Brasil vão receber no dia 20 de outubro, a ação Faça a Coisa Certa.

A ação acontece todos os anos, sempre no mês de outubro, quando é comemorado o Dia das Crianças, e já integra o calendário anual de eventos de muitos shoppings do país. Nos últimos seis anos, mais de 190 mil crianças foram impactadas com a ação.

Game e gibi

Em formato de blitz, equipes da empresa estarão a postos nos shoppings, próximas das escadas rolantes ou dos elevadores, para passar informações sobre medidas de utilização segura desses equipamentos para prevenir acidentes. Além das orientações, as crianças vão poder levar para casa o gibi “Super Zero e Segurita em busca da segurança” que será distribuído durante a ação nos shoppings.

E para a criançada poder aprender se divertindo em qualquer lugar, foi criado um game educativo para baixar no celular, disponível nas versões iOS e Android. A partir de um tutor e dos personagens Super Zero e Segurita, o game possibilita a imersão em um conteúdo sério de forma lúdica e interativa, buscando atrair a atenção dos pequenos para as dicas de segurança.

Outros materiais também foram criados para auxiliar no processo educativo, como os vídeos que ensinam a usar corretamente o elevador e a escada rolante e que podem ser acessados pelo Youtube.

Prevenção
Dados do Ministério da Saúde mostram que os acidentes são a principal causa de morte de crianças e adolescentes. Todos os anos, 3,7 mil crianças morrem e 113 mil são hospitalizadas por esse motivo. Porém, 90% dos acidentes poderiam ser evitados com medidas simples de prevenção, que podem ser aplicadas em situações específicas nos ambientes domésticos e nos ambientes externos, como parques.

Mas seja qual for a situação é importante que um adulto sempre acompanhe a criança, que os espaços para o público infantil sejam adaptados; que hábitos inseguros sejam inibidos por meio de leis e fiscalizações; e que as políticas públicas em prol da prevenção sejam colocadas em prática.

No caso específico dos elevadores, em algumas cidades, crianças menores de 10 anos só podem usar os equipamentos se estiverem acompanhadas de um adulto, em conformidade com leis municipais. Para escadas e esteiras rolantes, a Norma Brasileira (NBR NM 195/1999) determina o uso de avisos de alerta sobre situações de perigo nos locais onde estão instalados, para chamar a atenção da população. Adesivos fixados próximos às escadas rolantes também são usados para indicar as situações que são proibidas, como transportar bebê no carrinho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *